Se 6 meses me fossem dados. no primeiro dia. choraria. por medo. por saudade. por vontade. por mais saudade. e por mais um pouquinho de medo. e no meio do escuro artificial, comeria muito brigadeiro. como para curar a dor com uma pitada de esquecimento.
Se 6 meses me fosse dados. no segundo dia. choraria menos. sorriria um pouco. pensaria mais. planejaria demais. e consequentemente me arrependeria. do que não fiz.
Se 6 meses me fossem dados. a partir do terceiro dia. começaria a luta. a minha luta. abraçar o mundo. as pessoas. o tudo que amo.
Se 6 meses me fossem dados. correria rumo à rodoviária. compraria uma passagem. passaria 9 horas vendo as paisagens que sempre vi. que nunca observei. e no final da linha. sentaria na praça à contemplar aquela imagem. minha casa.
Se 6 meses me fossem dados. sentaria na mesa da cozinha. e filosofaria até amanhecer com meu pai. tomaríamos algumas cervejas. choraríamos de saudade do futuro. choraríamos de vontade do passado. cantaríamos. brindaríamos. abraçaríamos. e enfim. o diria o que sempre tive vontade de dizer. o quanto o amo.
Se 6 meses me fossem dados. deitaria na rede do quarto com minha mãe. ela me abraçaria forte e me colocaria pra dormir. ao acordar. cantaríamos "a praça". olharíamos as fotos mais uma vez.. lhe perguntaria tudo sobre a vida. o universo. e tudo mais. e enfim. a tomaria em meus braços e lhe diria com mais amor do que nunca. o quanto é essencial.
Se 6 meses me fossem dados. observaria meus irmão dormirem. e choraria de vontade de viver com eles o que nunca vivi. de remorso por não ter falado tudo que senti. e por ter medo de enfim fazê-lo. então os beijaria. eu morreria. mataria. Por eles.
Se 6 meses me fossem dados. desligaria o celular. colocaria algumas roupas na mochila. e iria ao aeroporto. compraria uma passagem. e assim. de surpresa. daria o abraço. o beijo da minha vida. diria que foi único. choraria em silêncio. e feliz. voltaria.
Se 6 meses me fossem dados. iria à casa de todos os meus amigos. contemplaria mais uma vez cada sorriso. cada aperto de mão. cada abraço. e guardaria mais isso na minha caixinha de memórias. Como minha vitória de cada dia.
Se 6 meses me fossem dados. abraçaria aquele velhinha na fila do supermercado. compraria um super sanduíche e comeria com o mendigo que mora na calçado do prédio ao lado. passaria uma tarde inteira no sinal fazendo malabarismo com aqueles moleques. conversaria com o guri sentado ao meu lado no ônibus. e tantaria cativá-lo. paqueraria com o meu sonho de consumo, e me sentiria capaz. cairia na gargalhada por imaginar o que os outros estivesse pensando. Rezaria por eles...
Se 6 meses me fossem dados...